21 de dez. de 2010

PARA QUE INGERIR FIBRAS?

Glitter Photos





FIBRAS ALIMENTARES


As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Pois além ter baixas quantidades calóricas,  dão sensação de saciedade, e mesmo quando ingeridas, elas reduzem a quantidade de calorias que você absorve dos alimentos.


Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitando a prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.


Os pesquisadores afirmaram que o consumo diário de fibras de 36 gramas ajudará a digerir 130 calorias a menos dos alimentos.






As fibras podem ser divididas em dois grupos:
 

1. Fibras solúveis

Sua maior fonte está relacionada às frutas, verduras, legumes e em farelos de aveia. Este tipo de fibras está diretamente relacionado à prevenção de doenças relacionadas ao coração e também atuam na diminuição dos níveis de colesterol.


As fibras solúveis mais consumidas são:


Pectina: encontrada na aveia, soja, lentilha, ervilha, cenoura, maça e frutas cítricas.


Hemicelulose tipo A: encontrada no farelo de trigo, milho verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.













2. Fibras insolúveis

Já as fibras insolúveis são encontradas em todos os tipos de grãos de cereais (milho, grão de bico, soja) e em todas as frutas quando consumidas com casca.

Essas fibras estão direcionadas a prevenção de doenças relacionadas ao intestino, devido a sua principal ação em atuar na aceleração do bolo fecal dentro do intestino.

As fibras insolúveis mais consumidas são:


Celulose: encontrada em casca de frutas, farelo de trigo, feijão, soja, ervilha, milho e verduras folhosas.


Hemicelulose tipo B: encontrada no farelo de trigo, milho verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.


Lignina: encontrada em farelo de trigo, cereais integrais e pães integrais.


Não esqueça consumir fibras (dos dois tipos) diáriamente. Pois seu intestino irá agradecer, mas é necessário que esse grupo alimentar caminhe em conjunto com um dieta variada, que alcanse a todos os grupos de alimentos para que o resultado final seja positivo.


0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?