23 de jan. de 2013

Chás Emagrecedores







Os chás

Minha família toda vem do interior do país. Acho que até por isso sempre tive uma estreita relação com a natureza. Minha avó tomava chá para tudo.E ensinou isso a minha mãe. Que por sua vez passou a mim. É quase uma herança de família. De forma que eu herdei “o gosto” de tomar chá.

Hoje acordei com idéia de tomar um chá que me ajudasse na perda do peso e acelerar o meu metabolismo. Sei que a idéia não é nova. Mas sempre é um auxiliar na luta na perda de peso.

Pesquisando na internet, descobri algumas informações interessantes. A principal dica é sempre variar as ervas. Nunca usando uma mesma por longos períodos. Para isto a pesquise a ação das ervas no organismo e como combiná-las numa mesma infusão, facilitando a perda de peso.

Outra informação importante é sobre a dosagem. Daí temos este item sobre duas vertentes, na hora de beber e na hora de fazer esse chá. Pois são duvidas freqüentes. Como fazer um bom chá. E como beber e qto beber desse chá.

A medida de chá recomendada numa dieta saudável é de seis xícaras de chá. Lembrando que o mais importante é que se deve ingerir uma xícara de cinco a dez minutos antes de cada refeição. Porque o chá dá uma sensação de saciedade, amenizando a fome, o que facilita controlar a quantidade de comida colocada no prato.

Valem ainda dar três dicas de ouro: não adoce, faça um chá fresco a cada dia e varie o sabor adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Esses alimentos mudam o sabor, mas não alteram os benefícios.

Na família dos chás eles são divididos em cinco grandes grupos: emagrecedoras, digestivas, diuréticas, calmantes e desintoxicantes. Como as dificuldades para emagrecer normalmente não tem uma única motivação. Então, a recomendação é usar ervas de grupos diferentes numa mesma infusão. Sempre tendo em mente o tipo de dificuldade enfrentada por cada pessoa. Pessoalmente eu decidi tê-lo todos em potes separados e ir misturando de forma aleatória para que tenha sempre um chá diferente a cada dia. Etiquetei todos os potes com seus nomes e funcionabilidades para facilitar minha vida.








Veja algumas dessas ervas e suas aplicações:

1. Chá de hibisco: Combate os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Reduz a gordura e a retenção de líquidos. Combate os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Preparo: Ferva 1 litro de água e coloque 1 col. (sopa) de hibisco. Ferva por mais cinco minutos, coe e tome.

2. Cavalinha: Ativa a circulação sanguínea, acelera o metabolismo e é desintoxicante. Atua diretamente nas inflamações, exterminando os nódulos de celulite. Preparo: Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba 3 ou 4 copos por dia. Tome quente, morno ou gelado, sem açúcar nem adoçante.

3. Dente-de-leão:  É específico para o fígado, o único problema é que é um pouco amargo, aliás, se não for amargo não funciona para o fígado. Preparo: Ferva 2 copos de água e, quando estiver em ebulição, adicione um punhado de dente-de-leão. Deixe em fogo brando por cinco minutos, coe e beba ainda quente. Consuma de 3 a 4 copos por dia, meio copo antes de cada uma das refeições principais. Ele prolonga a sensação de saciedade, combatendo a fome noturna.

4. Chá verde: Melhora a digestão. Serve também como desintoxicante natural e ajuda a aliviar a retenção de líquidos. Poder ser tomado em jejum, nos lanches da manhã e da tarde, meia hora antes do almoço e do jantar e ao se deitar. Use 2 cols. (sopa) do chá para 1 litro de água.

5. Canela com gengibre: Os dois são alimentos termogênicos – ou seja, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias. Esse chá dá energia e melhora a disposição para enfrentar o dia!
Você pode escolher: no inverno, tome o chá bem quentinho; no verão, bata com pedras de gelo. Você vai precisar de 5 litros de água, 1 pau de canela e 2 rodelas de raiz de gengibre. Ferva a água, coloque a canela e o gengibre, deixe por mais uns minutinhos e sirva.

6. Chá de oliveira:  Age nas gordurinhas que insistem em aparecer na região da barriga.  Beba 3 ou 4 xícaras por dia. Se for combinado a uma alimentação correta, esse chá garante a perda de até 10% da circunferência do abdômen.

7. Centelha asiática: Combate a celulite. É muito vendido em cápsulas e também em ervas. Os especialistas dizem que a infusão é o método mais eficaz.

8. Erva-doce: Ótima para controlar a ansiedade e o estresse e comer meno. Consuma várias vezes ao dia, antes ou depois das refeições.

9. Chá das 30 ervas: A mistura é encontrada pronta em lojas de produtos naturais. Coloque 3 cols. (sopa) em 1 litro de água fervente, deixe em infusão por cinco minutos e beba quente, morno ou frio.

10. Carqueja: Dá uma turbinada na dieta, mandando embora as toxinas. É indicado para quem tem colesterol alto. Para preparar adicione 2 cols. (sopa) da erva em 1 litro de água fervente. Abafe por alguns minutos, coe e beba sem adoçar.






Algumas das misturas que descobri são:

1. Queima gordura: centelha asiática, cavalinha, mulungu, hibisco, folhas de oliveira e fucus. Preparo: Em 1 litro de água fervente  misture as ervas e abafe, coe e beba 1 xícara desse chá, de preferência quatro vezes por dia.

2. Acaba com a fome:  fitolaca, pau-magro, fucus, mulungu, tília e kawa-kawa. Para preparar misture 1 copo de água fervente e 1 col. (chá) de cada erva: fitolaca, pau-magro, fucus, mulungu, tília e kawa-kawa. Tome 2 vezes ao dia, uma hora após o almoço e duas horas depois do jantar.

3. Elimina gordura: Tome 1 xícara antes de dormir. No preparo, basta deixar ferver meio copo de água e acrescentar: 1 pedaço de casca de abacaxi, 1 pau de canela, 1 col. (sopa) de bardana e ½ col. (sopa) de cáscara sagrada. Abafe, coe e tome ainda quente.

4. Chá para limpar o fígado e eliminar os gases: 1 colher de café de funcho + 1 colher de café salsaparrilha + 1 colher de café de capim limão. Coloque na xícara essa mistura e ferva com água quente. Abafe por 5 minutos e coe.



2 comentários:

  1. ei!
    adorei os post dos chás e eu adoro chás! tomo quase todos os dias!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visitinha lá no Blog Divas Pra Sempre viu Helena. Qto aos chás...td bem estou firme e forte na RA mas chás só matte e bons sonhos...rs
    Vou tentar...
    Já curte a Fanpage do Divas?
    /BlogDivasPraSempre
    Beijokas Diva
    Deby Faria

    ResponderExcluir

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?