11 de jun. de 2013

Dicas para manuseio de alimentos em casa


Lavar nunca é demais, sejam mãos, utensílios e alimentos.
Lavar as mãos durante o preparo dos alimentos é muito importante. Se você interrompe o preparo dos alimentos para realizar outra tarefa do dia-a-dia, quando retornar deve lavar as mãos  para o preparo dos alimentos evitando assim uma possível contaminação cruzada. Principalmente se você estiver preparando alimentos crus, tais como pescados, carne ou frango.
Evite o contato entre os diferentes alimentos crus e cozidos, pois os alimentos podem se contaminar mutuamente. Exemplo disso pode ser a utilização da mesma tábua ou a mesma faca sem lavar,  entre o corte de uma carne e um vegetal. Ou mesmo cortar uma carne crua e depois o mesmo corte já cozido.
As frutas e vegetais que deveram ser consumidos crus devera seguir cuidadoso processo de lavagem. Se possível com a posterior imersão em água com vinagre (ou cloro 1 colher de sopa de água 2,0 a 2,5 % para cada 1 litro de água por 15 minutos) para eliminar microrganismos nocivos.
Sempre proteja os alimentos do contato com insetos, roedores e outros animais que podem transmitir doenças.  Guarde os alimentos em recipientes que dificulte a entrada de ar para evitar a deterioração.
Manter limpas as superfícies da cozinha é imprescindível para que as superfícies utilizadas para preparação de alimentos tenham sempre condições higiênicas adequadas.  Troque sempre os panos de prato e lavar bem os panos utilizados na limpeza.


Os alimentos cozidos devem ser logo consumidos. E se for o caso de reaquece-los todas as partes do alimento devem ter contato com o calor, atingindo a temperatura média de 70°C.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?