10 de dez de 2010

SOJA - uma pequena maravilha


A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, por ser considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para a saúde. Devido ao seu elevado teor protéico e também por possuir compostos como isoflavonas, relacionadas a atividade anti-oxidante, atividade antifúngica, propriedades estrogênicas e atividades anticancerígenas.
O consumo da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como: câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa (BARNES, S; KIM, H. & XU, J., 1999; STEINBERG, P., 1996).
Veja como ela pode agir em nosso corpo:

Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as polinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.
Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.
Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.
Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
Entretanto, um único alimento não impedirá a manifestação de doenças. Mas a adição desse “grão sagrado”a uma dieta equilibrada, em conjunto com um estilo saudável de vida, promoverá um aumento nas chances de prevenir doenças.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?