14 de dez. de 2010

Alimentos Termogênicos

Glitter Photos




Alimentos Termogênicos
Os alimentos termogênicos são aqueles que precisam de mais energia para serem digeridos. Por isso, eles induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado gastando assim mais calorias. Esses alimentos possuem efeito térmico: aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras.
Para ter um efeito positivo no processo de emagrecimento, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fundamentais.
Para perceber os benefícios dos alimentos aceleradores do metabolismo, deve-se consumi-los com regularidade. A quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional.
Esses alimentos são contra-indicados para quem tem problemas cardíacos e quem tem problemas na tireóide.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, conheça alguns deles: gengibre, canela, linhaça, brócolis, laranja, óleo ou gordura de coco, vinagre de maçã, cafeína, chá verde, pimenta vermelha, couve e abacaxi.


GengibreAcelera o metabolismo em 20%. Eficaz contra câncer de cólon e ovário, ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios e enjôo. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.


CanelaA canela é altamente efetiva em gripes e em doenças da pele (como a acne). Atua nos problemas digestivos, estimulando a digestão e eliminando flatulências. Diminui o colesterol e acelera o metabolismo. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá (no caso da canela em pau).





Linhaça É considerada um alimento funcional. Além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), possui elementos que diminuem o risco de várias doenças, pois proporciona aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.






BrócolisAlgumas substâncias presentes nos brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores e protegem o organismo de doenças. O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes.
LaranjaRiquíssima em vitamina C, auxilia o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e acelera o metabolismo.










Gordura de CocoSão rápidos produtores de energia no nosso organismo, o que acelera o nosso metabolismo, levando à redução de peso. É um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.


Vinagre de Maçã Melhora o metabolismo porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que porventura tenham driblado as células de defesa do corpo. Assim, você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe — enfim, há uma melhora geral na resistência do organismo.




CafeínaA cafeína é capaz de aumentar o seu desempenho em tarefas manuais. É um importante estimulante do sistema nervoso central. Em nível metabólico, os pesquisadores acreditam que a cafeína é um antagonista da adenosina e, ao contrário do efeito sedante, provocam um efeito estimulador. Presente em chás, café, chocolate, guaraná e refrigerantes.









Chá verdeReduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos). Favorece também o trânsito intestinal e acelera o funcionamento do metabolismo.






Pimenta VermelhaA pimenta acelera o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias. A pimenta vermelha é rica em vitamina C, B1, B2 e E. Tem propriedades analgésicas e energéticas, reduz a formação de coágulos no sangue e estimula a digestão.







CouveRica em vitaminas e minerais, protege o organismo de várias doenças. Desintoxica o organismo e acelera o metabolismo. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.









AbacaxiRico em fibras, ajuda acelerar o metabolismo. Contém vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal — além de bromelina, substância que facilita a digestão das carnes.

1 comentários:

  1. Nossa que produção de post... Hehehe, eu só consigo postar uma vez por semana e as vezes nem isso... Seu blog está muito lindo, Parabéns
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?