14 de dez de 2010

A laranja

Glitter Photos






A laranja  pode ser consumida o ano todo, a uma preço razoável e sob diferentes formatos. E se no Inverno a laranja é uma aliada contra gripes e constipações, no Verão ajuda a manter o peso!

Para além do pequeno-almoço, os lanches são óptimos momentos para ingerir fruta! Ainda para mais, a laranja possui um baixo valor calórico (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 50 calorias) pelo que é recomendada nos planos de controle de peso.

É fonte de vitamina C (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina). Também é rico em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras. E ajuda também a reforçar as defesas do organismo.

O betacaroteno, o fitonutriente que confere a cor à laranja, assegura a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. A ação da pectina, fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos da fruta (nas membranas, parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Mas há outros benefícios a tirar do consumo de laranja.

Assim, para além da vitamina C, , existem outros benefícios a ter em conta: Facilita a digestão e a função intestinal uma vez que as propriedades da laranja activam a acção das glândulas que segregam o suco gástrico além de auxiliar no funcionamento intestinal devido ao seu alto teor em fibras solúveis. Sendo um fruto com apreciável quantidade de cálcio, o seu consumo ajuda a manter a estrutura óssea, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue. A sua vitamina C reduz ainda os danos causados pela acção dos radicais livres, apadrinhando um aspecto jovial por mais tempo! Como vê, só bons motivos para não se esquecer da laranja!!!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?