8 de mai de 2012

Economizando no Supermercado



Economizando no Supermercado

Sempre mantive um bom controle financeiro. Talvez por que tenha feitos o 2º grau (atualmente ensino médio) e contabilidade. Minha irmã costumava brincar comigo dizendo: “Você é a única pessoa que eu conheço que é pão dura comigo mesma”. Minha mãe já dizia que eu sempre fui uma pessoa muito madura e centrada. Eu às vezes acho que nasci com alma de velha. Mas isso tem suas compensações. E essa sempre foi uma delas.

Desde que tive meu primeiro emprego costumava ter uma economia reservada. Afinal ninguém sabe o dia de amanhã. Tinha uma chefa que dizia que quem poupa sempre tem. E o mesmo já dizia o meu pai. Então acho que isso ficou na minha mente. Além que trabalho de estagiário não e mole não. Tudo que os outros não querem fazer, o estagiário faz. Mas foi uma época muito boa e fiz muitas amizades que levei pra minha vida.

E era com esse dinheirinho que eu comprava minhas coisas. Itens que iam de roupas a passeios. É muito importante esta noção de controle financeiro. Além da maravilhosa sensação de não precisar de ninguém pra comprar um perfume, roupa e ou presente que você queira.

Minha primeira compra do mês para família, apesar disso foi um caos. Senti-me muito perdida. Embora já fizesse a responsável por toda a casa. Era nova a sensação de provisionar todo um mês em uma única compra. Mas a melhor forma de passar por isso é o planejamento.

E isso eu trouxesse agora pra minha dieta. Sobre a forma de um planejamento de cardápios e variações destes que podem ser elaborados com os diferentes ingredientes em exposição no mercado. Além do que está em oferta (artigos de época). Ou seja, se existem promoção de frango e eu compro o frango e os ingredientes para que eu possa elaborar pratos dietéticos a partir do frango. Ex: Frango a caçadora, fricassé de frango, frango grelhado, frango a passarinho, etc..

Além do que a melhor coisa é fazer um inventário de tudo que tem no armário. E com base nisso, fazer uma lista dos itens a serem comprados no mercado isso evita que façamos “loucuras” no mercado. Procure montar em sua mente alguns cardápios variados que pode ser elaborados por você. E com base nisso vá as compras.

Se você é daquelas que adoram cozinhar como eu. Dê preferência aos cardápios mais rápidos. Afinal quanto menos tempo passar na cozinha menos tentações ira sofrer.
Ao fazer a lista de produtos por setores, pois economiza também seu tempo no mercado. O que diminui a possibilidade de deslizes. Verifique as promoções, validade dos produtos e quantidades. Muitas das vezes uma promoção pode não ser valida no computo dos quesitos.  Às vezes o preço está menor por que diminuíram a quantidade da embalagem. De preferência embalagens grandes, pois tendem a ser mais econômicas. Pesquise os preços. Muitos mercados cobrem as ofertas dos concorrentes, basta apresentá-las ao caixa. Além de dar preferência aos produtos “da casa” normalmente são mas baratos.
Algumas coisas não precisam ou não podem ser compradas todas de uma única vez. Por tanto separe um parte do dinheiro para algumas compras semanais. Legumes e verduras são itens que não dá pra comprar tudo de uma só vez. Então verifique nos mercados próximos os dias de promoção destes itens e vá nos dias certos e compre produtos de época. Mas cuidado com a data de validade O lucro será bem visível.  




Reações:

7 comentários:

  1. menina vc e a organização em pessoa.. ai que inveja..hehehe
    pq eu senhor.. cada dia tento me organizar mais e mais.
    A gente vai aprendendo né.. beijosss

    ResponderExcluir
  2. Helena, desde que comecei a fazer listas de compras e comprar somente o que está na lista, gasto menos e tenho tudo em casa.
    Também não vou mais ao supermercado com fome, é verdade a história de que compramos mais porcarias e coisas sem necessidade.
    Há promoções de iogurtes em que a validade está quase quase... e já peguei algumas assim, hoje não caio mais nessa.

    Enfim, vamos aprendendo, pq a vida não é fácil e temos que crescer! Graças a Deus, nesse ponto, melhorei muito!

    Adorei o post!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Valiosas e estratégicas suas dicas! Beijocassss

    ResponderExcluir
  4. oie flor
    to vendo q tah td otiimo por akii
    que bom hein!!!

    beeijos

    ResponderExcluir
  5. HELENA ...VIM CONHECER SEU CANTINHO...QUE POR SINAL É LINDO...JÁ TÔ TE SEGUINDO AMIGA...BJUSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Olá, vim agradecer s sua visita no meu cantinho (super tarde eu sei... >_<) e tbm para conhecer o teu!
    Masss é que ultimamente ando meio que desanimada para ficar postando e/ou comentando pelos blogs, mas estou sempre lendo os blogs das amigas que aparecem e já estou colocando o seu no roll da minha lista para poder te acompanhar tbm ok?
    Bjss e sucesso para todas nós!

    ResponderExcluir
  7. nossa... que organização viu? meu problema no mercado é que saio comprando, sempre acho uma novidade e... compro kkk bjus!

    ResponderExcluir

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?