29 de mai de 2014

Dieta do índice glicêmico





O que é índice glicêmico?

É a velocidade em que os carboidratos são digeridos e transformados em açúcar no nosso sangue. Ou seja, alimentos de alto índice glicêmico, são mais rapidamente transformados em açúcar e para equilibrar o organismo se faz necessário a liberação de maiores quantidades de insulina na corrente sanguínea. O que acaba por sobrecarregar o pâncreas, elevando a tendência do organismo armazenar gordura, favorecendo o aumento de peso. E por fim ocasionando resistência à insulina e até mesmo diabetes.

Os alimentos que apresentam baixo índice glicêmico, carboidrato de digestão lenta, liberam açúcar em menor quantidade no sangue. Esses alimentos são ricos em fibras, ou seja, nos causam maior saciedade, auxiliando no emagrecimento, já que será necessário ingerir menor quantidade para se sentir satisfeito.


Mais frutas, vegetais e grãos integrais


A dieta do índice glicêmico prioriza a ingesta deste  tipo de alimento e que não faz muitas restrições com relação aos alimentos. É rica em proteínas e visa limitar a adição de amidos e açúcares no seu cardápio, e ao mesmo tempo se focam no consumo de mais vegetais, frutas, legumes e grãos integrais. Como tem baixos níveis glicêmicos é uma dieta que pode ser feita por pessoas com diabetes. 

Vale lembrar que, existem controvérsias sobre esse método e sua eficácia. Pois diversos fatores interferem na resposta glicêmica dos alimentos, de acordo com a procedência do mesmo, como cultivo, processamento, cocção, teor de fibras. Outra colocação que se faz, é que alguns alimentos apesar do baixo índice glicêmico, tem altas concentrações de gordura, o que pode levar a um excesso calórico. De forma que nunca devemos esquecer do devido acompanhamento de um nutricionista.


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