18 de ago de 2013

Hot Dog pode ser um alimento saudável?

Photo credit: What What / Foter / CC BY-NC-SA




Eu costumava ser totalmente contra qualquer coisa relacionada a um cachorro-quente, afinal são alimentos altamente calóricos. Mas meu marido ama cachorro quente. E aquela entre vocês quem tem filhos vai concordar comigo, que o sanduíche é uma ótima opção para um lanche de tarde ou mesmo uma refeição de de última hora.  Crianças adoram um cachorro quente. 

Mas começei a mudar de opinião por que tomei conhecimento de que existem opções saudáveis deste tipo de alimento. Depois de ler TONELADAS de rótulos de ingredientes, encontrei algumas opções decentes no mercado, que podem agradar a todos (incluindo os paladares vegetarianos). Em homenagem ao Dia Nacional de Hot Dog, resolvi escrever sobre ele algumas opções saúdáveis ao sanduiche.


Opções saudáveis de salsicha para compor seu sanduíche, o famoso Hot Dog.:

Salchicha de carne crua
É feita de Carne crua não curada e especiarias. Mas não é muito comum de ser encontrada no Brasil, pelo menos não no suldeste do país. Dizem que os cachorros-quentes feitos com este tipo de salsicha são livres de nitratos e tem poucas calorias por unidade. Existem inclusive versões orgânicas que não usam antibióticos com seus animais.

Salsicha Vegana ou vegetariana 
Muito popular entre os vegetarianos e comedores deste tipo de carne, tem aproximadamente 180 calorias e 8 gramas de gordura. Ele é feito de glúten de trigo, extrato de tomate e especiarias. Mas tem alta concentração de sódio, mas é perfeita para um prazer ocasional. São muito mais limpas e saudáveis. Mas você ainda tem a opção de fazer suas próprias salsichas e ter o sabor do seu tempero. Pode ser uma boa opção. 

Salsicha de soja
Também chamada de vegana, por não conter carne na produção. São combinados à base de proteína de trigo e soja, com alto valor nutritivo, sendo um delicioso substituto da carne animal. A proteína de soja e ervilha isolar contém baixa quantidades calóricas. Além de ter um  sabor delicioso, outra vantagem  é estar livre de ingredientes “misteriosos” como a salsicha tradicional que é um processamento de carne e  corante.

Salsicha de Peru e frango 
São feitas com o carne de frango e  combinada com ingredientes, temperos e condimentos. Tem baixa quantias calóricas e de sódio além de ter um sabor leve e suave. 


O que há em um cachorro quente convencional ? 
Um cão típico é altamente processados e carnes de baixa qualidade e grande quantidade de conservantes. Nitratos são freqüentemente usados para melhorar e melhorar a aparência das salsichas.  Clássico Hot Dogs pode ser feito de carne de porco ou carne bovina (ou ambos) e contêm cerca de 150-180 calorias por unidade. Além de ter em média 14 gramas de gordura total, 5 gramas de gordura saturada e de 400 a 500 miligramas de sódio, o que representa cerca de 20 por cento da recomendação diária alimentar.




Reações:

2 comentários:

  1. É isso ai buscar opções saudáveis pra não sair da linha e agradar a todos em casa.

    ResponderExcluir
  2. O meu cachorro quente é super saudável, e eu como ele sem culpa! Qualquer dia posto uma receita no blog!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?