25 de ago. de 2013

Endocrinologia sem frescura !!!


Os endocrinologistas são basicamente especialistas médicos em tratar problemas hormonais, auxiliando a estabelecer o equilíbrio natural dos hormônios no seu corpo. E isto representa um amplo campo de atuação, visto que praticamente todas as funções orgânicas são reguladas por hormônios. De forma que os distúrbios hormonais podem provocar muitas doenças. As doenças mais comuns relcionadas são:



A Diabetes: Está relacionada as alteração dos níveis de glicose (açúcar) do sangue, decorrente das variações na produção da insulina (resistência), produzido no pâncreas. Esta doença em uma fase mas grave pode provocar uma necessidade de diálise, amputações dos membros e até mesmo cegueira. 



Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo: Sendo que ambas advêm das alterações dos níveis de produção da Glândula tireoidiana, que podem geram ainda: o Bócio que vem a ser o crescimento exagerado da tireoide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço e os Nódulos tireoidianos.



Obesidade: Que só recentemente foi reconhecida como uma doença, devido aos inúmeros problemas de saúde que pode desencadear, além de transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas, antigamente se acreditava que o transtorno da obesidade era causada por mau funcionamento da tireoide. Todavia hoje já se tem o entendimento de que a obesidade acompanha de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos, que contribuem para diminuir sensivelmente a qualidade e a duração da vida das pessoas obesas.  


Transtornos do Colesterol: Representa a alteração dos níveis de gorduras no sangue, como o LDL-colesterol (mau colesterol), que promovem outras doenças nos vasos sanguíneos (como a arteriosclerose)e, e no coração (como o infarto), além de derrames cerebrais entre outras.. Até por isto pode ser tratada por cardiologistas e Endocrinologia, visto que muitas vezes estão ligadas a diabetes,  hipotireoidismo, a obesidade e aos maus hábitos de vida. Sendo assim dietas especiais, exercício e medicações podem ser prescritos para o tratamento.


A Síndrome dos Ovários Micropolicísticos - Atualmente já se tem o entendimento de que a irregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos, como aumento de pelos e acne, que acompanham a SOMP, estão muitas das vezes associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações. 



Entre outras doenças  que também são direcionadas aos endocrinologista tais como : 
Doenças da hipófise: hipopituitarismo, acromegalia, prolactinoma , etc.; 
Doenças das supra-renais: insuficiência adrenal, síndrome de Cushing, feocromocitoma; 
Doenças das paratireoides: hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo;
Bem como a menopausa; osteoporose; hipertensão; infertilidade, e tumores das glândulas, dentre outras patologias.

1 comentários:

  1. Na maioria das vezes eles tb são muito chatos, uma das categorias médicas que mais reúne gente chata! Hehehhe!
    Beijão

    ResponderExcluir

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?