23 de mai. de 2013

Cardápio de 23-05-2013





Minha primeira experiência com arroz integral quase foi um desastre. E em parte foi. O arroz saiu gostoso embora um pouco duro. Ainda bem que só eu comi dele. rsrsrs
 Mas vamos começar esta história do começo ! Este mês resolvi comprar um pouco de Arroz integral para introduzir no cardápio aqui de casa. Nunca tinha feito este tipo de arroz antes. já tinha escutando algumas pessoas falando que ele demorava mas tempo para cozinhar, que os arroz branco. Mas nunca imaginei que fosse tanto! Quase o dobro do tempo!
 Resolvi fazer um risoto uma vez que também já tinha ouvido que ele erra meio sem gosto. E eu adoro um bom risoto. Então coloquei os ingredientes na panela e deixei cozinhar. E o tempo passou, passou e o arroz não cozinhou, coloquei mas água e deixei mas tempo. Quando finalmente cozinhou já estava encima da hora pra um compromisso. Nossa que correria que foi meu dia.
 Até gostei do arroz integral mas tenho de rever sua forma de cozimento. Vi em alguns sites que é bom coloca-lo de molho por aproximadamente 3 horas antes de fazer e/ou fazer-lo em panela de pressão. Vou testar os dois metódos e ver o que funciona melhor.
 Pesquisando informações pela net descobri algumas informações importantes sobre os grãos de modo geral. Segundo poesquisas os grãos contém um componete chamado de ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada externa. O ácido fítico liga-se ao magnésio, cobre, cálcio, ferro e especialmente ao zinco dentro do intestinal e bloquear a absorção destes elementos.
 De modo que uma dieta restritiva a alimentos em grãos integrais não fermentados, embora melhore o trânsito intestinal, pode levar a sérias deficiências destes minerais e até mesmo a uma como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.
Para evitar essas desagradáveis consequências devemos deixar os grãos integrais de molho permitido que sua ação neutralize o ácido fólico. Mas as opiniõe pelo que pude pesquisar divergem sobre o tempo de molho que gira em torno de 3 a 7 horas de molho em água morna e meio ácido (utilize gotinhas de limão), podem chegar a 24 horas em água em temperatura ambiente, para neutralizar a maior parte do ácido fítico contido no grão. O importante é deixar os grãos de molho por um período antes de consumi-los para aumentar os seus benefícios nutricionais.
 Sendo ao utilizar o método da água morna se consegue o melhor resultado no aumento da capacidade de absorção de vitaminas disponíveis no alimento, especialmente as vitaminas do complexo B.
 Ah! Já ia me esquecendo. Descobri que, a panela de pressão, por cozinhar muito rápido o arroz integral não é indicada. Pois este tipo de cozimento prejudica a capacidade de digestão do alimento.








Café da manhã

ovo frito
Unidade(s)
1
104
cuscuz de milho
Fatia(s) Média
1
153
café infusão sem açúcar
Xícara(s) de Chá
1
13
Total de calorias consumidas em seu Café da manhã: 270 kcal

Almoço

vagem manteiga (picada cozida)
Colher(es) de Sopa
4
31
risoto sempre light nutrilatina
Gramas
80
280
batata cozida no vapor embalada a vácuo - vapza
Gramas
10
8
cenoura (fatiada cozida)
Gramas
100
54
Total de calorias consumidas em seu Almoço: 373 kcal

Lanche da tarde

bombom alô doçura garoto
Gramas
20
113
maçã fuji
Unidade(s)
1
78
Total de calorias consumidas em seu Lanche da tarde: 191 kcal

Jantar

alface crespa (pé)
Folha(s)
2
2
arroz branco cozido
Colher(es) de Sopa
2
51
feijão cozido (50% grão/caldo)
Colher(es) de Sopa
3
31
filé de peito de frango grelhado
Gramas
100
184
vagem manteiga (picada cozida)
Colher(es) de Servir
3
39
Total de calorias consumidas em seu Jantar: 307 kcal

Ceia

chá infusão
Xícara(s) de Chá
1
2
Total de calorias consumidas em seu Ceia: 2 kcal

Total de calorias consumidas no seu dia: 1143 kcal.

1 comentários:

  1. Oi mais nossa primeira experiencia sempre acontece algo. Realmente ele é muuuuito demorado de fazer e realmente não tão gostoso, mais ele vai dar uma saciedade de fome melhor, não sei se vc percebeu.
    bjus e otimo fds e de preferencia sem facadas

    ResponderExcluir

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?