23 de jun. de 2012

IMC e o metabolismo Basal

Primeiramente temos de entender melhor  o que é Metabolismo Basal, que representa a taxa mínima de gasto energético do indivíduo em completo estado de repouso e jejum, ou seja durante o período de 24 horas. O mais importante é que ela é responsável por aproximadamente 60 a 75% do dispêndio (gasto) energético em humanos (Poehlman,1989). Logo, quanto maior for nosso metabolismo basal, maior será o gasto energético.

Resumindo, existem 3 componentes principais do gasto energético:

60 a 75% do nosso gasto energético é com o metabolismo basal. 

8 a 15% do nosso gasto energético é com efeito térmico dos alimentos, digesto  , absorção e assimilação de macronutrientes. 

15 a 50% do nosso gasto energético é com atividades físicas (atividades físicas programadas, atividades associadas ao cotidiano), variando em função da atividade realizada e da massa corpórea total.

Tabela de Metabolismo Basal




Tabela de IMC

 IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal, que  representa uma medida,  em padrão internacional,  utilizada para medir e avaliar  o grau de obesidade  das pessoas. 

O sobrepeso e a obesidade, indicados por este índice, são fatores de  risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença  arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras  patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública. 

Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de  populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações. Os valores de IMC independem de idade e sexo. Apesar  disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura  em diferentes populações devido às diferentes proporções do  corpo. Riscos à saúde associados ao aumento do IMC devem ser  constantemente observados e interpretados, já que podem ser  diferentes em cada população.


0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?